Os desafios para a conquista do primeiro emprego!

Os desafios para a conquista do primeiro emprego

Em momentos de crise econômica, conseguir ingressar no mercado de trabalho se torna uma tarefa ainda mais difícil. Confira então algumas dicas de como se destacar dos concorrentes!




Existem, atualmente, diversos programas públicos que visam a incentivar a contratação, por parte das empresas, de jovens em busca da primeira experiência profissional. Um deles é o Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho – do Governo do Estado de São Paulo. Outro é o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego – PNPE – do Governo Federal. Ambos concedem incentivos às empresas que empregarem jovens que estudam, que estejam em busca do primeiro emprego e cuja família tenha renda mensal inferior a um determinado valor. Para as empresas que participam dos programas, são concedidos auxílios que podem chegar a R$ 1.500,00 anuais por emprego gerado, desde que respeitem a cota que limita o número máximo de jovens nessa condição em aproximadamente 20% do quadro, dependendo do número de funcionários.
Ainda assim, os jovens ainda têm muita dificuldade para conseguir sua inserção no mercado de trabalho. Muitos demoram vários meses até conseguirem uma oportunidade a partir do momento em que iniciam sua busca em função justamente de não possuírem experiência profissional prévia.
Segundo o consultor empresarial e em RH, Cleber Andriotti Castro, da Andriotti & Castro Consultoria, parte desse problema inicia-se na própria empresa que rejeita a contratação de quem não tem experiência. “Apesar da alta rotatividade de muitos setores, ainda são poucas as organizações que buscam preparar adequadamente seus profissionais. Assim, segregar os candidatos a uma vaga entre os “sem experiência” e os “com experiência” pode ser um erro que a levará a dispensar possíveis talentos simplesmente por não adotar uma política de treinamento que prepare adequadamente aqueles que nunca exerceram uma profissão”, destaca.
Castro também aponta uma série de atitudes que o novo profissional, com o objetivo de compensar a falta de experiências anteriores, deve adotar para se destacar em relação aos concorrentes a uma vaga de trabalho. Confira:


Busca de Conhecimentos

A primeira dica é buscar adquirir o máximo de conhecimento na área desejada, além de dominar informática e a língua inglesa, pelo menos. Há centenas de bons cursos presenciais ou disponíveis via internet, muitos deles sem qualquer custo ou por valores acessíveis, e que mostram ao empregador que o candidato tem interesse em aprender, e não apenas no salário.


Preparo do currículo

O jovem deve evidenciar sua formação escolar, bem como os cursos extra-curriculares realizados. Ações sociais voluntárias também são muito bem-vindas. Mas vale ressaltar que o currículo deve ser sucinto e objetivo, não passando de uma página. Além disso, é imprescindível que esteja livre de erros de português. Caso contrário, o postulante ao cargo correrá o sério risco de ter suas chances jogadas por terra. Por isso, uma boa saída é pedir para alguém mais experiente revisar o currículo e apontar possíveis erros antes de o candidato entregá-lo às empresas.


Preparo para entrevistas
O importante é preparar-se adequadamente, obtendo o maior número possível de informações a respeito da empresa e do entrevistador, o que sinaliza interesse pela vaga, e procurar demonstrar vontade de conquistá-la nas palavras e nos gestos utilizados. Ter cuidado com o que veste, para não passar uma imagem de desleixo ou de ousadia excessiva, cumprimentar todos ao chegar, prestar atenção na postura ao sentar-se e ser firme e objetivo nas respostas demonstra uma atitude profissional que é valorizada e buscada pelas empresas. E quando aparecer uma natural ansiedade momentos antes de encontrar-se com o entrevistador, o jovem deve buscar acalmar-se, lembrando que aquela certamente não será a sua última e nem, muito provavelmente, sua melhor chance de conseguir um emprego.

Manter contato e bom relacionamento
Ao final, quando retornar para casa, enviar um email agradecendo e colocando-se à disposição do entrevistador contribui para destacar o candidato dos concorrentes. Mas cuidado com endereços eletrônicos pessoais com apelidos ou nomes no diminutivo. O ideal é criar uma conta exclusiva para a comunicação com as empresas.

Não desanimar
Muitos grandes profissionais já foram reprovados em vários processos seletivos e conquistaram seu lugar ao sol após isso. O importante é não se abater, utilizar os erros e insucessos como fonte de aprendizado e batalhar sempre. Conquistar sua chance é consequência.




* Cleber Castro é sócio/consultor da Andriotti & Castro Consultoria, docente na pós-graduação da FGV, palestrante e autor de diversos artigos. Possui 12 anos de experiência em gestão. cleber.castro@andriottiecastro.com.br

10 comentários:

Não vá embora sem deixar seu comentário aqui flor.
Beijocas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...