A importância dos tônicos nos cuidados com a beleza‏!

Uso de tônicos para equilibrar o pH da pele garante maior eficácia nos cuidados home care

Produto deve ser livre de substâncias nocivas como álcool, propilenoglicol e parabenos

A correria do dia a dia leva grande parte das pessoas a não darem a devida importância à rotina simples de cuidados com a pele, que são limpar, tonificar e hidratar. Para equilibrar o pH e ajudar a manter a hidratação, o  maior órgão do corpo humano precisa de produtos específicos, como os tônicos, que devem ser escolhidos conforme características e necessidades de cada tipo de pele. Isabel Luiza Piatti, diretora intercontinental de treinamento e P&D da Buona Vita Cosméticos, lembra que muita gente não conhece a forma correta de lavar o rosto. As pessoas acabam utilizando um sabonete comum, em barra ou líquido e, já na sequência, aplicam seu cosmético de cuidado diário, sem se preocupar com o uso do tônico, sendo que seu uso pode potencializar a ação dos ativos cosméticos presentes nos produtos que irão completar o tratamento diário home care, e que podem ser hidratante, protetor solar, antienvelhecimento, para tratamento de manchas, entre outros.

“A pele precisa ser preparada adequadamente para receber os cuidados diários ou os resultados não serão os desejados. Primeiramente deve-se lavar o rosto e depois aplicar o tônico, ambos específicos para o tipo de pele. Lembrando que a ação do tônico é de equilibrar o pH cutâneo, ele não tem função alguma de higienização, por isso é usado depois dessa etapa. Também é importante que esse tônico não contenha álcool e nem substâncias irritantes em sua formulação, evitando assim a desidratação e a sensibilização do tecido”, explica.

Quem tem pele normal e seca, segundo Isabel, deve utilizar um tônico que auxilie na hidratação e suavize a pele. “Esses produtos podem conter extratos de ginseng, que é um restaurador do tecido e descongestionante, e aloe vera, com ação dermoprotetora, hidratante e tônica”, diz. Para as peles oleosas e acneicas são indicados tônicos com extratos de própolis e de alecrim, que somam ação bactericida, cicatrizante, antiacneica, anti-inflamatória, antisséptica, adstringente, germicida e refrescante, ajudando no controle da produção de sebo, reparação do tecido e na cicatrização da pele.

As peles sensíveis demandam cuidados especiais para equilibrar o pH após a higienização, proteger e restabelecer a vitalidade, promovendo ação calmante e anti-inflamatória, fortalecendo sua imunidade e protegendo-a das agressões do ambiente “Devemos dar preferência para um produto com ativos naturais e livre de substâncias nocivas, como parabenos, propilenoglicol, entre outras. Atualmente a certificação IBD de produtos com ativos naturais e de certificação orgânica também é um ponto que chama a atenção, já que atesta todos esses diferenciais citados”, alerta Isabel. Para acalmar a vermelhidão, controlar os sinais da inflamação e hidratar, ela recomenda ativos como o Ecophysalis, Ecobidens, Extrato de Camomila e Pantenol, que em sinergia atuam promovendo ação anti-inflamatória, anti-irritante e antioxidante, prevenindo os danos dos radicais livres, além de proporcionar sensação de frescor na pele.

Também as peles maduras e com sinais avançados de envelhecimento demandam uma atenção especial quanto à reposição de nutrientes, hidratação, uniformização da tonalidade da pele e manutenção da barreira cutânea, por isso o mercado oferece produtos tônicos que, além de atuar no equilíbrio do pH, contêm ativos indicados para tratar especificamente essas necessidades. Para esses casos, a diretora intercontinental de treinamento da Buona Vita sugere ativos como o Ecoskin, com inovadora ação cosmética pré e probiótica para reequilibrar a flora cutânea. “Uma flora equilibrada é de suma importância para a manutenção, a longo prazo, do pH ideal da pele e a manutenção de suas funções fisiológicas. Além disso, fortalece as defesas da pele e lhe confere luminosidade”, explica Isabel. Outro ativo importante é o Niacinamide NP, que ilumina a pele e, quanto usado continuamente, traz uniformidade na cor, reduz a aparência das manchas senis, fortalece a barreira epidermal, tem ação hidratante e antiage, e o Physiogenyl, que promove a reposição de sais minerais, além de hidratar a pele.

Os tônicos devem ser aplicados na pele higienizada e seca, com o auxílio de um algodão. Seu efeito é refrescante e imediato e, ao ser usado diariamente, em algumas semanas já se sente uma mudança na textura e na aparência da pele.


7 comentários:

Não vá embora sem deixar seu comentário aqui flor.
Beijocas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...