"Pense no próximo...Você não está sozinho nesta estrada"

Olá minhas flores, tudo bom!?
Vamos falar sobre um assunto ainda e infelizmente triste, a falta de conscientização dos motoristas que pensam que são Deus e saem de casa na intenção de transformar sua viagem de carro em acidente, muitas vezes fatal.
A Roberta do blog Matheus meu Coração, me convidou para participar de uma blogagem coletiva e eu achei a ideia maravilhosa e estou aqui para tentar conscientizar da importância na segurança no transito e dar algumas dicas de como uma viagem pode ser segura e prazerosa.



- Cinto de segurança


Nunca é demais lembrar que, além de seu uso ser obrigatório, os cintos de segurança são indispensáveis para diminuir os efeitos nocivos em caso de acidente. O uso do cinto também é determinante para o airbag cumprir sua função. Assim, só dê partida na carro quando todos ocupantes estiverem com ele afivelado.

- Ultrapassagens
É comum nas estradas de mão dupla o motorista ficar muito próximo de um caminhão que está na sua frente e jogar o carro para a outra pista na tentativa de fazer uma ultrapassagem. “Isso está totalmente errado e prova que as pessoas não sabem como fazer uma ultrapassagem desse tipo”, afirma César Urnhani, instrutor de pilotagem. Segundo o piloto, o ideal é se distanciar do veículo que está à frente.

Desta forma, o motorista amplia seu campo de visão, principalmente da pista contrária. “Ele também poderá acelerar na sua faixa por mais tempo, para ficar o mínimo possível na contramão e conseguir fazer a ultrapassagem”.

Urnhani lembra ainda que “não precisa acelerar com tudo e dar farol alto quando alguém estiver na sua frente na faixa da esquerda”. Quando o motorista for utilizar essa faixa para fazer uma ultrapassagem, basta estar com o farol baixo ligado e fazer leves movimentos com o carro. De acordo com o piloto, o motorista que está à frente vai perceber os sinais pelo retrovisor.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração impossibilitar a ultrapassagem de alguém. “Às vezes o motorista faz isso achando que está certo porque não está acima da velocidade permitida de uma estrada”.

Dar seta para a direita o quanto antes é uma maneira de “acalmar” o motorista que vem atrás, ensina. “Isso já vai deixá-lo ciente de que vai ter sua passagem liberada”.

- Bebê a bordo


Desde setembro de 2010, é obrigatório transportar crianças até 7 anos e meio em cadeirinha ou dispositivo equivalente à idade/altura (bebê-conforto, assento de elevação) em veículos de passeio. O dispositivo aumenta a segurança para esses ocupante e também para as demais pessoas no carro.

Veículos que tenham somente cinto de segurança abdominal (de dois pontos) no banco de trás poderão transportar crianças de até 10 anos na frente, com a cadeirinha ou equipamento mais adequado à idade/altura, ou no banco de trás, sem assento de elevação, no caso das que tenham a partir de 4 anos. Veja mais dicas sobre o dispositivo ideal. A lei ainda não se aplica para transporte coletivo e táxis.

Ao viajar com crianças, programe paradas e procure levar objetos que distraiam durante longos percursos, como brinquedos, livros, itens que não requeiram muito espaço e que a criança consiga utilizar sozinha. Procure ter água e alimentos leves a bordo. Em caso de viajar com crianças pequenas, procure fazê-lo sempre na companhia de outro adulto, para que possa dar atenção a ela e o motorista fique livre para continuar atento ao tráfego.

- Acostamento


Segundo a Polícia Militar, “o uso do acostamento é exclusivo para emergências, que podem ser do carro, do motorista ou de algum ocupante”. Também é permitido parar no acostamento para ajudar alguém. Mas parar nessa faixa sem necessidade, além de gerar multa, pode resultar em acidente. Também é ilegal andar com o carro pelo acostamento.


Se houver motivo para usar aquele espaço, a polícia aconselha o motorista a colocar o triângulo de sinalização a 20 metros do carro, no mínimo. “Caso o acostamento seja a única solução, o ideal e parar e sair do veículo, indo para fora da estrada”.

- Atenção com os outros veículos
Além de tomar as precauções necessárias com seu veículo e o modo como dirige, é preciso lembrar que a estrada é dividida entre diversos tipos de veículos e todos devem ter seu espaço. “Muitas vezes, uma motocicleta pode estar no ponto cego do veículo. Assim, o ideal é realizar trocas de faixa com maior cuidado, sem movimentos bruscos”.

Lembrem -se gentileza gera gentileza até mesmo no transito.



Fica a dica!

12 comentários:

  1. Obrigada por sua participação. Seu post ficou super completo.

    Feliz 2013.

    Bjs Roberta e Matheus

    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida!
    Obrigado por sua participação!
    Juntas somos mais fortes!

    bjocas e um anovo novo maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Muito importante o tema dessa blogagem coletiva,parabéns pela iniciativa da Mamãe Roberta Soares!!

    ResponderExcluir
  4. Linda vim te desejar também um super, ultra, hiper, Ano Novo!!!
    Cheio de muito:
    ★。˛ °.★** ˛. AMOR!
    ˛ °_██_*。*./ \ .˛* .˛. PAZ!
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. *e PROSPERIDADE!
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|
    ¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°˜"*°••°
    Vou aguardar sua linda visita no blog viu.
    Toninha

    ResponderExcluir
  5. Márcia!
    É realmente um assunto bem polêmico e devemos discuti-lo.
    Acabei esquecendo de fazer minha blogagem/post... que chato isso...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o seu texto. Consciência no trânsito já!!
    Bjus, Genis
    http://mamaegenis.blogspot.com.br/
    http://mamaesemrede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. o pior disso tudo é que na maioria das vezes morre inocentes que estavam com cinto de segurança e sóbrios! :(

    ResponderExcluir
  8. Sensacional o post! Conciência sempre!

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar seu comentário aqui flor.
Beijocas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...